Pilates é um método de controlo muscular desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920. Este método, quando foi desenvolvido, tinha como principal objetivo o treino de força específico para bailarinos e atletas de alta competição. O Pilates Clínico é uma modificação do método inicial feito por Fisioterapeutas, tendo bases científicas atuais e reconhecidas internacionalmente.

Consiste num conjunto de exercícios, adaptados dos exercícios originais, divididos em vários graus de dificuldade, direcionados para a reabilitação física. Pode ser aplicado individualmente ou em grupo, tendo em conta a individualidade de cada pessoa.

Estes exercícios têm como princípios a manutenção da estabilidade da coluna (centro); um correto alinhamento corporal coordenado com a respiração; a precisão, o controlo e a fluidez de movimentos; e a concentração, de modo a desenvolver a consciência corporal.

movimento-encadeado-gabinete-fisioterapia-pilates-clinico

A quem se destina o Pilates?

A todas as pessoas que desejem praticar uma actividade física sem prejudicar a sua saúde. Indivíduos com ou sem dor, com alterações da postura ou diminuição da flexibilidade, que procurem reeducar, reequilibrar e reforçar o seu corpo.

Benefícios do Pilates Clínico

  • Fortalecimento muscular
  • Aumento da flexibilidade
  • Alinhamento corporal
  • Otimização da coordenação motora
  • Melhoria da consciência corporal